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19 de junho de 2023

VOCÊ SABE O QUE É PSICOMOTRICIDADE?

O movimento é nossa primeira forma de comunicação com o mundo externo, caracterizando como principal meio de expressão até a aquisição e o desenvolvimento de outras linguagens. Ele precede as habilidades cognitivas e as relações sociais afetivas e é por meio dele que as crianças exploram e conhecem o mundo, criam e desenvolvem interações com outras pessoas e os ambientes nos quais estão inseridas. 

O termo psicomotricidade surgiu ainda no século XIX quando o neurologista francês Ernest Dupré observou disfunções motoras em indivíduos com lesões cerebrais e registrou as primeiras observações relacionando as habilidades motoras como precursoras das habilidades cognitivas. Com o desenvolvimento dos estudos na área, a psicomotricidade passou a ser uma ciência que estuda os indivíduos em sua integralidade e que tem como pilares o estudo e a correlação do movimento com o intelecto e a afetividade, levando em consideração a maturidade neurológica de acordo com a idade da crianças e seu estágio de desenvolvimento.

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade explica que a psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, e portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. 

Nas atividades simples do cotidiano da criança podemos observar aspectos da psicomotricidade que são desenvolvidos principalmente nos primeiros anos de vida, contribuindo com a maturação neurológica, motora, linguística, e que, portanto, devem ser estimulados para garantir o desenvolvimento adequado e prepará-las para as aprendizagens futuras.

De maneira geral, as propostas pedagógicas relacionadas à psicomotricidade objetivam:

– Oportunizar a conscientização do esquema e da imagem corporal;

– Desenvolver o tônus muscular corporal responsável pela manutenção da postura e do equilíbrio;

– Fomentar e apoiar o desenvolvimento da coordenação motora;

– Apresentar e conscientizar os conceitos de lateralidade;

– Desenvolver as noções de organização espaço-temporal e ritmo.

Neste contexto os professores têm a missão de planejar propostas que incentivem as brincadeiras e ações que auxiliam a criança a colocar seu corpo em movimento, a expressar suas vontades, a desenvolver sua linguagem e a experimentar fantasias e realidades. Conhecer seu próprio corpo, suas habilidades, capacidades e limites reflete em uma ampla consciência corporal e embasa situações de aprendizagem futuras cujo movimento é base para a aquisição das habilidades cognitivas, por exemplo o processo de alfabetização e letramento.  

Na Tiny People compreendemos a importância de apoiar o desenvolvimento integral da criança. Além das recentes formações pedagógicas relacionadas a este tema, contamos com espaços internos e externos privilegiados que nos permitem oportunizar às crianças propostas que contemplam os objetivos descritos anteriormente, sempre com muito encantamento e ludicidade. 


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