DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil é um assunto abrangente e cada vez mais em destaque, principalmente devido aos avanços da medicina na área e ao maior interesse e acesso à informação por parte dos pais e familiares. Convidamos a Dra Hanna N. F. Martins, neurologista e mãe de um aluno do Tiny 3, para nos explicar sobre os fatores que influenciam o DNPM e seus marcos.
Quando falamos em DNPM, devemos lembrar que esse processo se inicia na vida intra-uterina: o recém nascido já possui uma bagagem de vivências e encontra-se em um intenso movimento de aprendizado. Desde a terceira semana de gestação, já se tem evidências da formação de estruturas nervosas. Desta forma, entender o DNPM significa também entender a história dos pais e familiares, saber sobre a idade e saúde da mãe, investigar o uso de tabaco, álcool ou drogas ilícitas durante a gestação, a história familiar e principalmente, a existência de doenças genéticas ou transtornos neuropsiquiátricos, como o TDAH e a epilepsia, por exemplo.
Embora a adaptação e o desenvolvimento cerebral sejam parte de um processo complexo e duradouro, as primeiras fases da maturação, isto é, durante o desenvolvimento fetal e na infância, sãos as mais dramáticas e importantes devido ao período de maior neuroplasticidade, fenômeno no qual os neurônios são capazes de aprender à medida que são expostos a estímulos novos. Quanto mais jovem o sistema nervoso central, maior a neuroplasticidade e a capacidade de aprender.
No período pós-natal, na avaliação do DNPM, observam-se os domínios motores, sociais e de linguagem. Dentre os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, podemos citar: quando a criança fixou o olhar, quando firmou a cabeça, quando sentou com e sem apoio, quando engatinhou, quando ficou em pé com e sem apoio, quando caminhou com e sem apoio, quando começou a falar palavras com significado, quando formou frases. O controle esfincteriano também é considerado, bem como o grau de independência da criança nas atividades da vida diária, tais como limpar-se, vestir-se, tomar banho, arrumar o sapato, etc.
Entretanto, após o nascimento, o relacionamento familiar é de extrema importância – o relacionamento entre os filhos, dos filhos com os pais e dos pais entre si deve sempre contextualizar o desenvolvimento da criança. O ambiente no qual a criança está inserida também deve sempre ser levado em consideração na avaliação de tais marcos do desenvolvimento – apesar de haver estudos que nos informam o que é considerado normal e em qual período/faixa etária cada marco do desenvolvimento deve ocorrer, toda avaliação deve ser individualizada.
A Tiny People possui um olhar atento ao desenvolvimento global das crianças e valoriza a relação próxima com as famílias e equipe multidisciplinar, para que os diferentes contextos possam ser compreendidos e levados em consideração ao avaliar as necessidades e conquistas de cada criança.
Referências Bibliográficas:
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Cioni G, Sgandurra G. Normal psychomotor development. Handb Clin Neurol. 2013;111:3-15. doi: 10.1016/B978-0-444-52891-9.00001-4. PMID: 23622146.