fbpx
10 de maio de 2024

OS BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA DA COMPOSTAGEM

Entre os dias 5 e 11 de maio de 2024, São Paulo recebe a 4ª edição da “Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem”. Essa ação visa incentivar a conscientização sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos, especialmente os orgânicos, que representam uma parcela significativa do desperdício diário dos centros urbanos.

Compostagem: o que isso tem a ver com a emergência climática?

A compostagem é um processo ligado à decomposição de resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de frutas, folhas e outros materiais biodegradáveis, transformando-os em composto orgânico riquíssimo em nutrientes. A importância da compostagem na luta contra as mudanças climáticas está relacionada a vários fatores:

Redução de Resíduos: Ao adotar a compostagem, as escolas podem reduzir significativamente a quantidade de resíduos orgânicos que são destinados a aterros sanitários ou lixões. Isso, por sua vez, diminui a produção de metano, um potente gás de efeito estufa produzido na decomposição de resíduos orgânicos em aterros, bem como diminui a emissão de CO2 em seu transporte.

Enriquecimento do Solo: O composto resultante da compostagem é um excelente fertilizante orgânico que enriquece o solo, aumentando sua capacidade de reter água e nutrientes. Isso leva a uma agricultura mais eficiente, que requer menos irrigação e fertilizantes sintéticos, reduzindo as emissões de CO2 associadas à produção agrícola convencional.

Educação Ambiental: A compostagem oferece uma oportunidade prática para educar os(as) estudantes sobre o ciclo de vida dos resíduos, a importância da gestão de resíduos e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Envolvimento da Comunidade: As escolas que adotam a compostagem frequentemente envolvem a comunidade local, aumentando o conhecimento sobre práticas sustentáveis e inspirando a adoção de compostagem em residências e empresas locais.
pacto ambiental.

A prática da compostagem representa uma maneira tangível e prática de contribuirmos para a mitigação das emissões de gases estufa e para a construção de um presente e futuro mais sustentável e justo para todos.

Na Tiny People, desde o Tiny 1, as crianças são apresentadas à composteira, ou à Casa das Minhocas como gostam de chamá-la; com o passar dos anos, as crianças vão adquirindo novas responsabilidades nos cuidados com a composteira e passam a compreender este processo orgânico de forma natural.

Fonte: Reconectta

A Reconectta é uma empresa especializada em sustentabilidade em escolas e é parceria da Tiny People. Para conhecer mais sobre o trabalho da Reconectta e sobre o projeto Escolas Pelo Clima, do qual a Tiny People é signatária, siga @reconectta e @escolaspeloclima no Instagram.


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024