fbpx

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Tiny People é uma escola de educação infantil bilíngue, que promove o desenvolvimento das crianças durante a primeira infância. É nessa fase, a mais determinante na vida de uma pessoa, que ela desenvolve diferentes modos de pensar, de sentir, de se expressar e de agir.

Nossa proposta pedagógica baseia-se nos conceitos do socioconstrutivismo, com inspirações nas abordagens Pikler e Reggio Emília. Cada aluno é singular e protagonista da sua própria aprendizagem e suas individualidades são percebidas, respeitadas e valorizadas para um desenvolvimento completo nas diferentes fases da vida escolar.

Cada aluno é singular e protagonista
da sua própria aprendizagem…

A Tiny People tem o compromisso com a educação integral do indivíduo, promovendo tanto as competências e habilidades como os saberes e a capacidade de mobilizá-los e aplicá-los.

O currículo é elaborado tomando como referência as concepções de infância que regem os parâmetros nacionais e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), constituída pelos direitos de aprendizagem e os seguintes campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, formas e imagens.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Na Tiny People, valorizamos um currículo vivo, em constante atualização, a partir das reflexões de nossa permanente formação continuada.

…valorizamos um currículo vivo, em
constante atualização…

  • Conheça mais sobre as abordagens Pikler e Reggio Emilia

    ABORDAGEM PIKLER

    Desenvolvida pela pediatra e ortopedista húngara Emmi Pikler, esta abordagem tem como suporte as relações afetivas e formadoras de vínculos entre os adultos e as crianças, a motricidade livre e as brincadeiras espontâneas.
    A Tiny People acredita que cada criança tem seu tempo e seu desenvolvimento motor precisa ser respeitado. Assim como Emmi Pikler, valorizamos a importância da criança em contato com os elementos da natureza. Esta interação com ambientes naturais não só aumenta a imunidade das crianças como também permite que aprendam fazendo e experimentando ideias.


    ABORDAGEM REGGIO EMILIA

    Loris Malaguzzi, pedagogo italiano, foi o fundador da filosofia educativa de Reggio Emilia. Esta abordagem destaca-se por sua inovação, tendo como princípios norteadores: o espaço como terceiro educador, protagonismo da criança e a pedagogia da escuta. A proposta valoriza as potencialidades, os recursos e as múltiplas inteligências das crianças.



EDUCAÇÃO BILÍNGUE

O conhecimento de outro idioma impõe-se como uma necessidade prática para um número cada vez maior de pessoas. Esta é uma habilidade essencial, tanto como ferramenta de comunicação, como de contato com diferentes culturas.

Acreditamos que a escola é uma parceira nesse processo. Na Tiny People, oferecemos uma proposta bilíngue por imersão em que utilizamos a língua inglesa de maneira contextualizada durante a rotina escolar dos alunos. Assim, desde seus primeiros anos de vida, as crianças interagem em um contexto em que a língua inglesa é uma ferramenta de comunicação.

Gradativamente, começam a compreender o que está sendo dito, responder a comandos, experimentar situações criadas e a participar das atividades propostas. Esta vivência influencia a capacidade do indivíduo de armazenar palavras, distinguir minúcias de sons e pronúncia, adquirir fluência, entre outros.

Os benefícios de uma educação bilíngue são muitos: favorece o desenvolvimento cognitivo, expande o repertório cultural, melhora o relacionamento interpessoal e potencializa a memória.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES


TINY CLUB

O Tiny Club é o período estendido de 3 horas adicionais ao período da manhã ou da tarde. Este serviço inclui almoço, descanso e atividades diversas, sob o comando de uma equipe especializada.
As atividades incluem:

  • Artes e movimento.
  • Iniciação esportiva.
  • Psicomotricidade.
  • Jogos e brincadeiras.


A frequência no Tiny Club é opcional e pode ser mensal ou avulsa.


ATIVIDADES ESPORTIVAS

A Tiny People conta com o apoio de professores especialistas que ministram as seguintes opções de atividades dentro da escola:

Open chat