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28 de julho de 2023

O QUE É EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL?

Em 1996, a UNESCO definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Nasceram assim as bases da educação socioemocional. Desde então, o mundo despertou para a importância de formar integralmente crianças e jovens.

Para a CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning) a educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções com empatia, e pela tomada de decisão responsável.

A promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, deve contemplar, entre outras, as cinco habilidades descritas a seguir:

– Autoconsciência: Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento;

Autogestão: Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência Social: Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de Relacionamento: Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

– Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Em uma sociedade contemporânea na qual a tecnologia lidera os caminhos do saber, a educação socioemocional possui papel fundamental para a construção dos relacionamentos interpessoais saudáveis e para a formação de sujeitos emocionalmente responsáveis e empáticos. Equilibrar os aspectos físicos, cognitivos e emocionais e a maneira como eles se relacionam proporciona uma vida mais plena e feliz. 

Na Tiny People, acreditamos que tanto quanto saber, é preciso ser. Assim, nossas práticas pedagógicas visam não só o conhecimento formal como também os saberes necessários para o desenvolvimento integral das crianças, nossa rotina escolar é permeada com ações e propostas voltadas para a educação socioemocional, proporcionando a evolução de cada criança, respeitando a sua individualidade.


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