fbpx
26 de janeiro de 2024

O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

Na Educação Infantil, a autonomia constitui a capacidade da criança de tomar decisões e executar ações baseadas em suas próprias escolhas e experiências. Quando damos autonomia às crianças, promovemos desenvolvimento do senso de independência, capacidade e responsabilidade, aumentando sua confiança e autoestima. 

Essa conquista é gradual e progressiva, caminhando em paralelo à aquisição das diversas competências e habilidades, de acordo com a faixa etária. Na primeira infância, a autonomia é desenvolvida em torno do autocuidado, das tarefas do dia a dia e do convívio social. Neste contexto, é muito importante criar oportunidades para que as crianças desenvolvam essas habilidades e o papel do adulto é garantir a segurança do ambiente, tempo de qualidade para executar as tarefas, limitar as escolhas, observar as ações da criança e ser exemplo. 

Promover a autonomia de crianças muito pequenas em casa não é tarefa fácil; é preciso atenção aos detalhes como a preparação do ambiente e ferramentas utilizadas em cada tarefa e paciência, muita paciência! As crianças aprendem por meio do fazer e, portanto, é preciso deixá-las vivenciar, explorar e praticar, quantas vezes forem necessárias. 

Aquilo que é socialmente adequado (ex.: qual roupa usar em cada ocasião) também precisa ser ensinado e a chave é acompanhar o desenvolvimento espontâneo das crianças sem super protegê-las ou forçá-las a fazer coisas para as quais ainda não estão preparadas. Entretanto, em certos casos a livre escolha pode gerar situações pouco produtivas, que causam um estresse desnecessário e a consequente desistência de promover essa autonomia. Por exemplo: ao permitir que a criança escolha uma roupa para um evento específico, uma boa ideia é que os pais façam uma pré-seleção de itens que sejam apropriados para o uso neste contexto. Desta forma, é possível ensinar o que é socialmente adequado enquanto é dada a opção de reflexão e escolha.

Neste fazer diário as crianças aprendem como as coisas funcionam, elaboram hipóteses, adquirem controle motor, usam a imaginação, resolvem problemas e aprendem a cooperar com os outros. Listamos abaixo algumas tarefas do dia a dia que estimulam o desenvolvimento da autonomia:

– Cuidados de higiene: permita que a criança participe da rotina de higiene como escovar os dentes e os cabelos, lavar o rosto e as mãos, passar protetor solar etc.

– Vestir-se: oferte duas opções de roupa para que a criança tenha a opção de decidir e permita que a criança se vista sozinha, auxiliando somente se a criança solicitar ajuda.  

– Preparar um lanche ou refeição: permita que a criança participe do preparo dos alimentos como descascar a banana, passar manteiga no pão, colocar cereal no pote etc.

– Cuidados com o lar e limpeza: estimule as crianças a guardar seus brinquedos, colocar a roupa suja no local apropriado, separar roupas por cor e dobrá-las, tirar o pó dos móveis, regar plantas, cuidar dos animais de estimação etc.

Na Tiny People, valorizamos o brincar e o fazer diário como forma de estimular o desenvolvimento da autonomia. Cada criança é única e como tal é observada e incentivada a testar suas capacidades e habilidades, utilizando os momentos da rotina como oportunidade para o desenvolvimento da autonomia. 


ÚLTIMOS POSTS

26 de janeiro de 2024
21 de novembro de 2023