fbpx
27 de março de 2023

FASE ORAL E A MORDIDA NA INFÂNCIA

Você sabia que dos 0 aos 3 anos, morder é um comportamento considerado normal?

Nesta idade, as crianças estão vivenciando a chamada fase oral. Este período caracteriza a primeira fase do desenvolvimento infantil e marca o primeiro contato das crianças com o mundo exterior. As crianças desta faixa etária, costumam levar tudo à boca, primeiro as mãos, depois os pés e até mesmo os objetos que as rodeiam; explorando e conhecendo texturas, temperaturas e sabores. As mordidas geralmente acontecem como manifestação das necessidades pessoais (fome, sono), frustração, tristeza, tentativas de atrair a atenção dos adultos, autodefesa e, até mesmo, carinho.

Quando as mordidas acontecem, esta situação costuma causar desconforto tanto para a família da criança que foi mordida, quanto para a família da criança que mordeu. Além de acolher a criança que foi mordida, observar em quais momentos e contextos a mordida acontece é essencial para apoiar e orientar a criança que mordeu.

Compreender as fases do desenvolvimento, relembrar que neste momento as crianças também estão desenvolvendo suas habilidades sociais, ensinar outras maneiras para a criança se expressar e evitar brincadeiras que envolvam mordidas são algumas das ferramentas que ajudam a lidar com este incidente.

Com calma, atenção e carinho é possível contornar as adversidades dessa fase que passa muito rápido e é tão importante para o desenvolvimento físico, cognitivo, motor e social das crianças.


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024