fbpx
4 de abril de 2022

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NA INFÂNCIA

Durante o verão, há diversas oportunidades para as crianças se exporem ao sol, brincar e se exercitar de maneira mais intensa. Porém, com a elevação da temperatura ambiente, a necessidade da ingestão de líquidos também aumenta.

A água é um nutriente essencial à vida, desempenhando papel fundamental no funcionamento de todos os sistemas e órgãos do corpo, incluindo a regulação da temperatura, a participação no transporte de nutrientes e da eliminação de substâncias tóxicas, nos processos digestivo, respiratório, cardiovascular e renal.

Nos dias de calor, o resfriamento do nosso organismo é realizado por meio do suor e como as crianças se movimentam e brincam muito, tem uma perda maior de suor.

Sabemos que muitas vezes as crianças esquecem ou não querem beber água para não interromper suas atividades, por isso precisamos ter atenção redobrada e oferecer líquidos frescos a elas ao longo do dia e não apenas quando sentem sede, pois este já é um sinal de desidratação.

Além da água, podemos mantê-las hidratadas oferecendo sucos naturais ou de polpa, água de coco e uma alimentação rica em frutas, hortaliças frescas e legumes, já que estes alimentos possuem água em suas composições, além de minerais e eletrólitos, importantes para manter as crianças hidratadas por mais tempo. Boas opções são a alface, o tomate, o pepino, a melancia, o melão e o abacaxi.

Dicas para estimular a ingestão de líquidos nas crianças:

– Ofereça bebidas coloridas. Para isso, os sucos de frutas são bons aliados;

– Sempre que possível, inclua nas bebidas da criança as frutas de maior preferência;

– Ofereça água fresca frequentemente e em pequenos volumes;

– Utilize recipientes bem atraentes;

– Deixe a água em lugares visíveis e de fácil acesso;

– Explique a importância da hidratação;

– Sirva como exemplo: beba água pela sua saúde e pela saúde de seus filhos!

Fonte: Nutrical, empresa de alimentação que atende a Tiny People