fbpx
7 de outubro de 2022

COLETA SELETIVA

Para a Tiny People, a sustentabilidade pode ser traduzida como um valor, que pode e deve ser desenvolvido também no cotidiano escolar e não está restrita apenas à dimensão ambiental (reciclagem, horta, água etc). 

Sustentabilidade envolve também o equilíbrio entre os seres e o meio ambiente, a qualidade das relações que estabelecemos, o desenvolvimento de valores humanos como respeito, cooperação e solidariedade. Integrando as crianças às tendências, movimentos globais e preparando-os para desafios socioambientais atuais, reforçamos nosso compromisso em sermos protagonistas na construção de um mundo melhor.

Buscando ser uma escola cada vez mais sustentável e conectada aos temas mais importantes da atualidade, a Tiny People está ampliando a coleta seletiva, melhorando ainda mais o gerenciamento e a destinação dos materiais.

E você? Sabe como funciona a coleta seletiva? Tem dúvidas?

Abaixo seguem 4 dicas simples, mas muito importantes, sobre a coleta seletiva que aprendemos com a Reconectta, um negócio social, certificado pelo sistema B com ampla experiência na área de educação para sustentabilidade no ambiente escolar e que nos dá assessoria.

  1. USE APENAS 2 TIPOS DE LIXEIRAS: RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS. 

Cada cidade brasileira tem um programa estruturado de coleta seletiva e reciclagem. O transporte dos resíduos recicláveis não tem, na grande maioria dos casos, a estrutura necessária para levar esse material todo separado em plásticos, papéis, vidros e metais. Todos os recicláveis são levados juntos e misturados para as cooperativas e, somente lá, ocorre a separação dos materiais em seus diversos tipos. 

  1. QUAIS OS MATERIAIS RECICLÁVEIS? 

Papel e papelão, metais, embalagens cartonadas, plásticos, vidros, isopor, caixa Tetrapack e acrílico. 

  1. QUAIS OS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS?

Papéis com tinta, cola,  papel adesivado, clipes, grampos, madeira, fitas, espuma, guardanapo de papel, papel toalha, papel higiênico, fraldas, máscaras e restos de alimentos. 

  1. PRECISA LAVAR AS EMBALAGENS ANTES? 

Sim, é importante passar uma água ou limpar com o guardanapo as embalagens que serão recicladas. Isso evita o mau cheiro, aparecimento de insetos, além de ser uma atitude de respeito para com os catadores e pessoas que trabalham nas cooperativas e que terão contato com esses materiais.

Essas ações nos aproximam das metas da ONU de sustentabilidade, contribuindo especialmente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Consumo e Produção Responsáveis e para a formação de agentes transformadores e comprometidos com o futuro e presente da nossa sociedade. 

Contamos com a colaboração de todos vocês!


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024