fbpx
17 de junho de 2022

PROJECT WILD THING

Hoje em dia, à medida que as crianças passam mais tempo em espaços fechados e em frente às telas, elas tornam-se cada vez mais desconectadas da natureza, daquilo o que é vivo.

Estudos recentes sugerem que passar tempo ao ar livre proporciona às crianças benefícios físicos e emocionais. As evidências demonstraram o quão importante é para as crianças estar um ambiente repleto de recursos, inspirando criatividade, hábitos saudáveis e a conexão com a natureza. Brincar ao livre também incentiva a criança a desenvolver um senso de admiração pela natureza e promove a percepção de suas ações no seu entorno; o que as torna muito mais predispostas a cuidar da natureza e ajudar a construir um futuro mais sustentável.

Tempo de qualidade em ambientes externos proporcionam às crianças as ferramentas fundamentais para prosperar em um mundo em que tudo muda rapidamente. Além disso, as crianças que brincam na natureza conhecem diferentes texturas, aromas e  desfrutam da oportunidade de experimentar grandes espaços com a possibilidade de explorar movimentos livres e amplos; movimentos estes que são importantes para o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, força e resistência muscular, habilidades precursoras do letramento, por exemplo. Esta vivência faz com que as crianças tornem-se mais confiantes e prudentes pois passam a conhecer suas habilidades e limites; o que reflete em uma autoestima positiva e sentimento de competência. 

Já em 1967, Pestalozzi, renomado pedagogo, afirmava que: a natureza desenvolve o coração, a mente e o corpo em uma unidade harmoniosa. Apesar deste ser um assunto recorrente e de suma importância, poucas ações efetivas são realizadas para apoiar o brincar em áreas externas e naturais.

Para mudar este cenário, precisamos superar as barreiras que impedem as crianças de brincar na natureza: os medos dos adultos, a falta de tempo, a falta de espaços apropriados e o excesso de tecnologia. É necessária uma mudança de pensamento e atitude para que possamos construir uma visão positiva do brincar ao ar livre,  priorizando o tempo da brincadeira em ambiente externo, criando oportunidades de exploração com supervisão, com incentivo à imaginação, criatividade e o respeito pela natureza e pelo próximo. As possibilidades são inúmeras: praças, parques, clubes, praias, entre outros. Estar em um ambiente tão enriquecedor, com novas possibilidades de brincar e de passar tempo com a família são apenas alguns dos benefícios desta prática.

        Quer saber mais informações e se inspirar com as possibilidades do brincar na natureza? Acesse:


ÚLTIMOS POSTS

17 de junho de 2022
7 de junho de 2022