BRINCAR LIVRE
O brincar é a essência da criança, é a força motriz que guia suas ações e desperta sua curiosidade. Por meio do brincar a criança usa a imaginação, exerce a criatividade, experimenta regras e limites, aprende sobre respeito, empatia e diversidade; desenvolve a coordenação motora, aprende sobre seus limites e capacidades corporais; conhece sons, cores, texturas; interagem, investigam e conhecem o mundo que as cercam.
Desde 1959, as Organizações das Nações Unidas, via Declaração Universal dos Direitos da Criança, garante e defende o brincar como direito fundamental das crianças e essencial para seu desenvolvimento.
O brincar livre caracteriza-se pela brincadeira espontânea, sem direcionamentos, iniciada pela criança e guiada por seus interesses, escolhas, criatividade e imaginação. Ele não depende da oferta de lugares especiais ou do oferecimento de objetos chamados de “brinquedos” para as crianças. No entanto, quanto melhor for a qualidade das oportunidades para brincar, mais prazerosas e enriquecedoras serão as experiências, tanto para as crianças quanto para os adultos.
Quer saber como proporcionar condições adequadas para o brincar livre? Confira estas dicas:
– A criança precisa de tempo para brincar! Crie oportunidades de tempo livre para que a criança de fato tenha tempo de criar, imaginar e executar suas ideias e pensamentos.
– O brincar livre na natureza proporciona às crianças um ambiente rico em possibilidades e desafios que fomentam o desenvolvimento infantil em diversos aspectos físicos, cognitivos e emocionais.
– Ofereça objetos que não possuam função definida, os chamados materiais não estruturados. Isto dará a criança a oportunidade de usar a imaginação e criar brincadeiras. Tampas de panela, colheres, rolo de papel, tecido, tubos, embalagens, pedaços de madeira, terra, areia, etc. são alguns dos possíveis objetos a serem ofertados para as crianças.
– Evite oferecer muitos objetos ao mesmo tempo. Selecione alguns itens para disponibilizar para crianças para que a brincadeira não se torne fugaz.
Aos adultos, cabe a tarefa de pensar na qualidade das experiências proporcionadas, o espaço, a quantidade e as características dos materiais ofertados; mas principalmente, a maneira como o adulto interage e participa do brincar, podendo atuar como observador, mediador ou até mesmo fomentador da brincadeira a convite das crianças.
Aqui na Tiny People valorizamos o brincar livre como ferramenta pedagógica associada ao conceito do ambiente como terceiro educador, proporcionando experiências em espaços cuidadosamente planejados, respeitando a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem.