fbpx
18 de abril de 2024

O QUE É O BRINCAR HEURÍSTICO?

A palavra “heurístico” tem origem grega, a mesma da palavra “eurisko” que significa descobrir e encontrar.

O brincar heurístico é uma abordagem desenvolvida por Elinor Goldschmied, em colaboração com outras educadoras da Europa e consiste em oferecer às crianças uma grande quantidade de diferentes tipos de objetos e receptáculos (tigelas, potes, cumbucas – tudo aquilo que pode acondicionar objetos menores), com os quais elas brincam livremente e sem a intervenção do adulto. 

Os objetos são selecionados privilegiando o uso de materiais naturais de acordo com os objetivos de cada proposta, levando em consideração suas materialidades (características dos objetos como tamanho, peso, textura, temperatura etc.) e as possibilidades de exploração espontânea. A organização destes materiais é apresentada de três diferentes formas que progridem de acordo com a faixa etária, são elas: o Cesto dos Tesouros, o Jogo Heurístico e as Bandejas de Experimentação. Todas as modalidades têm como denominador comum a exploração de materiais não estruturados e o que acontece com eles quando combinados os elementos entre si. 

O Cesto do Tesouro é indicado para bebês que ainda não andam, mas que conseguem permanecer na postura sentada para a exploração; neste caso, os objetos são maiores e são disponibilizados em pouca quantidade mas com grande diversidade de materialidades. Já o Jogo Heurístico é destinado às crianças que já engatinham e caminham e é realizado em tapetes que circunscrevem uma área segura para as crianças façam suas explorações; nesta fase, as crianças começam a perceber a incidência do seu ato, do seu gesto sobre aquele objeto. As Bandejas de Experimentação são oferecidas às crianças maiores e seus materiais são selecionados para que desenvolvam o pensamento lógico e para isso a seleção considera os materiais contáveis, não contáveis e receptáculos, todos fornecidos em grande quantidade em uma mesa na altura das crianças.  

Segundo Elinor, no brincar heurístico, a criança é incentivada a descobrir as coisas por si mesma, contribuindo para o desenvolvimento da concentração, autonomia, expansão de ideias e criatividade além da descoberta sobre o mundo, suas sensações e curiosidades.    

Na Tiny People o brincar heurístico está presente em nosso cotidiano e é utilizado como ferramenta de apoio para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades infantis.   


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024