OS BENEFÍCIOS DE BRINCAR COM ÁGUA
A relação das crianças com água inicia-se ainda vida intrauterina, momento no qual seu corpo está circundado e preenchido por líquido amniótico até o momento do nascimento. Portanto, naturalmente há uma ligação estrutural com este elemento. O contato com a água resgata uma memória corporal, registrada em seu inconsciente, que lhe é íntima e que proporciona calma e acolhimento.
Aos olhos adultos, o brincar com água pode, muitas vezes, parecer desprovido de intencionalidade ou aprendizagem; porém, para as crianças pequenas, as coisas mais simples da vida estão carregadas de sentido e despertam a curiosidade e o encantamento, sentimentos estes que conduzem os caminhos das aprendizagens.
Explorar a água em diferentes contextos, associados ou não a outros elementos, é totalmente diferente do uso para beber, lavar as mãos, tomar banho ou escovar os dentes. Em todos esses casos, a água está no contexto do cotidiano, com uma função utilitária. No contexto do brincar, a água torna-se um objeto de investigação, estudo e experiência.
O brincar com água contempla as mais diversas intencionalidades, uma bacia com água, sabão e bonecos pode despertar o início do brincar simbólico; ofertar a água em seus diferentes estados provoca a investigação científica voltada para as características do material; bacias com água colorida e diferentes potes podem ser utilizados para o treino da coordenação motora ampla e fina por meio das transferências, entre outros. As possibilidades e benefícios são inúmeros, tudo depende da intencionalidade da proposta.
Aqui na Tiny People consideramos a água um importante recurso pedagógico e o espaço físico externo privilegiado nos permite explorar amplamente este elemento que além de proporcionar muitos saberes, torna nossos dias mais divertidos e refrescantes!