AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS
As práticas pedagógicas da Tiny People são inspiradas em Teorias Progressistas como a abordagem Reggio Emilia.
Idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, esta abordagem parte do princípio de que as crianças devem ser protagonistas na construção do conhecimento e que seus interesses e particularidades devem ser observados e atendidos. Além disso, a escuta, a documentação pedagógica e o ambiente como terceiro educador são os três pilares que sustentam esta abordagem.
A escuta contempla a ação de ouvir as crianças, mas também de observar. Observar, escutar e descobrir quais são os interesses e como elas se relacionam entre si e com os adultos da comunidade escolar; qual história e conhecimento prévio as crianças carregam; contemplar a diversidade dos contextos familiares e culturais de cada criança e adequar as propostas de maneira que as observações realizadas amparem o desenvolvimento individual e coletivo.
A documentação pedagógica é o registro dessa observação, tanto da criança como da prática e das propostas pedagógicas realizadas. O educador utiliza este registro para reavaliar sua prática, desenvolver projetos, direcionar suas ações, registrar as necessidades, habilidades e conquistas das crianças e tecer os relatórios para compartilhar as observações cotidianas com os pais.
O ambiente como terceiro educador vem como resultado e apoio da prática da escuta, da documentação pedagógica e da apreciação da criança como protagonista. Os processos investigativos que constroem o conhecimento e o interesse por determinado assunto surgem a partir da curiosidade e do encantamento despertados pelo ambiente. Um ambiente pensado e planejado em todos os aspectos como luminosidade, materialidades, organização, segurança e que incentive a expressão das diferentes linguagens.
Malaguzzi, em um poema que inspira a prática de Reggio Emilia, descreveu que as crianças utilizam mais de cem linguagens para se expressar e conhecer o mundo, entre elas as linguagens escrita, oral, artística, musical, corporal etc.
Ao contrário, as cem existem
A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe:
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
Aqui na Tiny People, buscamos sempre contemplar essas cem linguagens em nosso cotidiano, proporcionando condições adequadas para a construção do conhecimento, considerando as crianças sujeitos ativos deste processo e indivíduos únicos que devem ser observados, tratados e respeitados com tal.