fbpx
28 de maio de 2022

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA

O apetite das crianças e a predileção por determinados alimentos estão relacionados à cultura alimentar dentro de casa, ou seja, a dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos seus filhos. Então, se os pais não têm uma alimentação saudável e variada, é difícil impor este tipo de hábito alimentar para seus filhos.
Uma alimentação variada garante uma dieta nutricionalmente balanceada, fonte de vitaminas, cálcio, ferro e outros nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento. Por isso, é necessário o incentivo dos pais para que seus filhos experimentem novos alimentos, seja em casa ou fora do lar. Aliás, pesquisas australianas mostram que crianças apresentam um interesse maior em experimentar alimentos diferentes do habitual quando estão dentro do ambiente escolar, pois além da influência dos amigos, as aulas de culinária e de educação nutricional geram curiosidade.

Veja abaixo uma lista com os principais nutrientes, a seus benefícios e suas fontes:

  • Cálcio: Formação de ossos e dentes – encontrado em leite e derivados como bebidas lácteas e queijos.
  • Ferro: Formação de hemoglobina e prevenção da anemia carencial – encontrado em carnes, leguminosas e vegetais verdes escuros.
  • Zinco: Crescimento e desenvolvimento – encontrado em carnes, fígado, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.
  • Vitamina A: Crescimento, visão e proteção imunológica (contra infecções) – encontrada em Carnes, fígado, gema, vegetais verdes e amarelos e frutas.
  • Vitamina C: Responsável pela melhor absorção de ferro e proteção imunológica – encontrada em frutas cítricas e hortaliças.

Crianças que estão acostumadas a ver com frequência frutas, verduras, legumes, sucos naturais terão facilidade em desenvolver um estilo de vida adequado.

Fonte: Nutrical, empresa de alimentação que atende a Tiny People.


ÚLTIMOS POSTS

17 de junho de 2022
7 de junho de 2022