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20 de maio de 2023

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

No último ano da educação infantil uma dúvida costuma afligir a maior parte das famílias: Meu filho(a) já deveria saber ler e/ou escrever? 

A resposta é simples: Não necessariamente!

Antes de mais nada, é preciso entender que existem dois processos diferentes no aprendizado da leitura e escrita: Letramento e Alfabetização.

Segundo Magda Soares, importante educadora, linguista e pesquisadora brasileira, a alfabetização e o letramento são processos cognitivos e linguísticos distintos, mas interdependentes. “A alfabetização é a apropriação do sistema de escrita alfabético, com suas convenções e regras. Por exemplo, escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo e temos um repertório finito de letras, com determinadas combinações possíveis. Já o letramento é o processo que envolve a capacidade de uso da escrita e remete às diferentes funções e práticas sociais e individuais ligadas a essa utilização, como ler, interpretar e produzir um texto ou ser capaz de pesquisar e registrar informações.”

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, a apropriação do sistema alfabético de escrita tem especificidades e deve ser o foco principal da ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Por isso, embora as crianças já nasçam imersas na cultura escrita, ainda na Educação Infantil, é possível introduzir alguns conceitos relacionados à alfabetização e ao letramento, mas é importante ressaltar que esta prática deve acontecer de forma lúdica e com intencionalidade pedagógica. O foco é o contato das crianças com práticas diárias de leitura e com as práticas pessoais e sociais envolvendo a escrita no cotidiano.

Por meio de propostas cuidadosamente planejadas, as crianças dão os primeiros passos no mundo letrado e desenvolvem suas primeiras habilidades de forma muito natural. Inicialmente, o reconhecimento do nome próprio e suas letras iniciais e finais costumam marcar as primeiras conquistas, mas as contações de histórias e o contato com gêneros literários distintos já acompanham os pequenos desde muito cedo. 

Aqui na Tiny People norteamos nossas práticas pedagógicas de acordo com as orientações da BNCC e planejamos nossas propostas visando o desenvolvimento integral da criança, respeitando seu conhecimento prévio e levando em consideração suas habilidades e potencialidades. As crianças podem ou não terminar a educação infantil já sabendo ler e/ou escrever, mas o principal foco é prepará-las para esta fase do conhecimento para que elas sintam-se confiantes e confortáveis ao longo deste processo; cada criança em seu tempo.


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