fbpx
2 de abril de 2023

OS BENEFÍCIOS DA ABORDAGEM STEAM

Você sabe quais os benefícios da abordagem STEAM?

A palavra STEAM é um acrônimo, em inglês, das palavras Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta é uma abordagem interdisciplinar que utiliza diferentes conceitos de mais de uma disciplina acadêmica para desenvolver o processo de aprendizagem de um tema, investigação ou questionamento.

Os avanços tecnológicos do século XXI exigem habilidades diferentes das requeridas anteriormente, quando a educação era baseada em memorizar fatos. Assim, o foco na educação passou a ser o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de resolver problemas e a promoção das chamadas soft skills, um grupo de características relacionadas às habilidades sociais dos indivíduos (comunicação, liderança, flexibilidade, resiliência, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética e atitude positiva).

O fator chave desta abordagem está no uso das experiências práticas para ensinar às crianças importantes conceitos para o desenvolvimento dessas habilidades, que são fundamentais para a formação de um indivíduo pleno e para aquisição do conhecimento futuro. A aprendizagem na prática permite aos alunos pensar em soluções de maneira criativa e utilizar conceitos inovadores para a busca de soluções para problemas comuns. 

A abordagem STEAM engloba os seguintes benefícios:

– Desenvolve os conhecimentos e as habilidades para resolução de problemas;

– Desenvolve a capacidade de dar sentido às informações obtidas;

– Promove a compreensão de como coletar e avaliar dados para tomar decisões baseadas em evidências;

– Incentiva aprendizes curiosos que buscam por soluções criativas;

– Desenvolve a habilidade de assumir riscos calculados por meio de decisões conscientes;

– Incentiva a busca resiliente de soluções para problemas do dia a dia;

– Promove a habilidade de apreciar e engajar-se no trabalho em equipe;

– Promove a habilidade de trabalhar no processo criativo das soluções;

– Fomenta o desenvolvimento das soft skills;

– Desenvolve a habilidade de identificar, resolver problemas e criar vínculos com as comunidades que frequenta (escola, trabalho, família etc.);

Na Educação Infantil, a abordagem STEAM está presente no brincar, no explorar, na curiosidade, na observação e nos questionamentos das crianças de maneira contínua e auxilia a construir habilidades cruciais para a vida. As crianças pequenas podem não estar preparadas para compreender conceitos de multiplicação matemática ou como computadores funcionam. No entanto, podem construir uma fundação sólida que servirá como base da aprendizagem futura. 

Na Tiny People, fundamentamos nossa prática em projetos pedagógicos que objetivam, por meio de vivências e experiências, trazer sentido para aprendizagem, considerando as crianças como indivíduos norteadores e protagonistas do próprio conhecimento. Desta forma, buscamos contribuir para a formação de indivíduos autônomos, responsáveis, motivados e criativos, que sabem respeitar a si, o próximo e a natureza.


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024