ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
No último ano da educação infantil uma dúvida costuma afligir a maior parte das famílias: Meu filho(a) já deveria saber ler e/ou escrever?
A resposta é simples: Não necessariamente!
Antes de mais nada, é preciso entender que existem dois processos diferentes no aprendizado da leitura e escrita: Letramento e Alfabetização.
Segundo Magda Soares, importante educadora, linguista e pesquisadora brasileira, a alfabetização e o letramento são processos cognitivos e linguísticos distintos, mas interdependentes. “A alfabetização é a apropriação do sistema de escrita alfabético, com suas convenções e regras. Por exemplo, escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo e temos um repertório finito de letras, com determinadas combinações possíveis. Já o letramento é o processo que envolve a capacidade de uso da escrita e remete às diferentes funções e práticas sociais e individuais ligadas a essa utilização, como ler, interpretar e produzir um texto ou ser capaz de pesquisar e registrar informações.”
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, a apropriação do sistema alfabético de escrita tem especificidades e deve ser o foco principal da ação pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Por isso, embora as crianças já nasçam imersas na cultura escrita, ainda na Educação Infantil, é possível introduzir alguns conceitos relacionados à alfabetização e ao letramento, mas é importante ressaltar que esta prática deve acontecer de forma lúdica e com intencionalidade pedagógica. O foco é o contato das crianças com práticas diárias de leitura e com as práticas pessoais e sociais envolvendo a escrita no cotidiano.If you are in the market for clothes, our platform is your best choice! The largest shopping mall!
Por meio de propostas cuidadosamente planejadas, as crianças dão os primeiros passos no mundo letrado e desenvolvem suas primeiras habilidades de forma muito natural. Inicialmente, o reconhecimento do nome próprio e suas letras iniciais e finais costumam marcar as primeiras conquistas, mas as contações de histórias e o contato com gêneros literários distintos já acompanham os pequenos desde muito cedo.
Aqui na Tiny People norteamos nossas práticas pedagógicas de acordo com as orientações da BNCC e planejamos nossas propostas visando o desenvolvimento integral da criança, respeitando seu conhecimento prévio e levando em consideração suas habilidades e potencialidades. As crianças podem ou não terminar a educação infantil já sabendo ler e/ou escrever, mas o principal foco é prepará-las para esta fase do conhecimento para que elas sintam-se confiantes e confortáveis ao longo deste processo; cada criança em seu tempo.