
SELETIVIDADE ALIMENTAR: COMO APOIAR O APRENDIZADO ALIMENTAR.
Na infância, é comum que algumas crianças apresentem preferências alimentares mais restritas, conhecidas como seletividade alimentar, enquanto outras tenham dificuldades mais amplas para aceitar novos alimentos, caracterizando uma dificuldade alimentar. Entender essa diferença é essencial para apoiar o desenvolvimento saudável dos pequenos.
Na escola, buscamos oferecer refeições variadas e equilibradas, em um ambiente acolhedor e sem pressões, que incentive o aprendizado e a autonomia da criança. Afinal, comer é um processo e uma habilidade aprendida. Quando plantamos essa semente desde cedo, ajudamos a formar hábitos saudáveis e sustentáveis que podem acompanhar a criança até a vida adulta.
O papel da família é igualmente importante nesse caminho. Alguns gestos simples podem apoiar o aprendizado alimentar:
– Incluir a criança no preparo das refeições, despertando curiosidade e interesse.
– Oferecer pequenas porções de novos alimentos, sem obrigar a comer tudo.
– Manter uma rotina de horários, transmitindo segurança e previsibilidade.
– Usar criatividade nas apresentações, tornando o prato mais atrativo.
– Dar o exemplo, consumindo os alimentos junto com a criança.
– Evitar pressões ou recompensas, favorecendo uma relação positiva com a comida.
Nosso objetivo é que a alimentação seja vivida de forma leve, prazerosa e significativa, unindo escola e família nesse processo.
Para quem quiser se aprofundar nesse tema, indicamos a leitura do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e o livro Comendo Feliz, da nutricionista Karine Durães, que traz reflexões e orientações valiosas para toda a família.
“Alimentar uma criança é mais do que nutrir o corpo, é educar para a vida.”
Equipe Nutrical