fbpx
6 de fevereiro de 2023

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

As características físicas das crianças (peso e altura) estão mudando. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos são obesas, e 6,4 milhões têm excesso de peso. Estes dados são alarmantes pois refletem as consequências de um estilo de vida que se correlaciona à má alimentação e ao sedentarismo infantil. Nesta perspectiva, a prática esportiva destaca-se como grande aliada das famílias no incentivo à atividade física.

Na primeira infância, a prática esportiva deve ser permeada de ludicidade e encantamento para que possa, desde muito cedo, despertar o prazer por atividades físicas. Além do desenvolvimento das habilidades motoras como a coordenação, noção espacial, lateralidade, alongamento e força muscular, a prática esportiva auxilia também o desenvolvimento social e emocional das crianças. 

A prática esportiva possui também grande importância na construção da autoestima positiva. Por meio do conhecimento de suas habilidades e limites corporais e do desenvolvimento das habilidades sociais relacionadas à empatia, respeito e trabalho em equipe, o esporte proporciona às crianças o desenvolvimento de uma imagem positiva de si.

Nesta faixa etária, as práticas esportivas devem ser de baixa intensidade, focadas principalmente no prazer por estar em movimento, sem competitividade ou exigências técnicas. As modalidades individuais são as mais indicadas para a faixa etária pois o pensamento coletivo ainda está em construção e objetivos coletivos podem não fazer sentido para as crianças. A ginástica, a dança, a luta e a natação são exemplos de atividades que contemplam muitas das habilidades motoras fundamentais, e podem ser trabalhadas desde a primeiríssima infância.

A família também tem papel fundamental no desenvolvimento da relação da criança com o esporte. Mas então, como incentivar e escolher a melhor prática esportiva para o meu filho(a)?

– Conheça bem as características, habilidades e preferências de seu filho(a);

– Envolva as crianças na escolha da modalidade;

– Pesquise bastante sobre cada um dos esportes e suas características;

– Invista em diversas experiências esportivas para que ele possa futuramente escolher a sua preferida;

– Caso seu filho(a) tenha alguma particularidade médica, procure seu pediatra para auxiliar na escolha da melhor modalidade esportiva;

– Seja exemplo! Pode ser muito difícil para uma criança compreender a importância de se exercitar se seus pais não possuem este hábito

A Tiny People incentiva a prática esportiva oferecendo cursos extracurriculares nas modalidades de Ballet, Judô e Circo. As aulas são ministradas por professores especialistas em educação infantil e acontecem no contraturno pedagógico, dentro da escola, proporcionando praticidade, conforto e segurança para as crianças e famílias. 


ÚLTIMOS POSTS

21 de março de 2024