
O QUE É O LETRAMENTO MATEMÁTICO?
O Letramento Matemático na Educação Infantil
Quando pensamos em Matemática na Educação Infantil, é comum que muitos associem esse aprendizado apenas à contagem ou ao reconhecimento dos números. No entanto, o desenvolvimento do letramento matemático vai muito além disso e começa bem cedo, ainda nos primeiros anos de vida da criança.
Mas afinal, o que é o letramento matemático?
O letramento matemático é definido como o desenvolvimento da capacidade de usar a linguagem matemática para compreender, representar e atuar no mundo. Isso envolve habilidades como comparar quantidades, identificar padrões, organizar objetos por características, reconhecer formas geométricas, perceber relações espaciais (como dentro/fora, em cima/embaixo), e muito mais.
Na prática, essas aprendizagens acontecem de forma natural, lúdica e contextualizada, por meio de brincadeiras, jogos, histórias, músicas e interações cotidianas. Quando uma criança separa os brinquedos por cor, conta os colegas para saber se todos estão presentes, monta blocos de diferentes formas ou percebe que uma jarra cheia pesa mais que uma vazia, ela está se apropriando de conceitos matemáticos importantes.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece direitos de aprendizagem e campos de experiências que orientam o trabalho pedagógico. Para a etapa da Educação Infantil, não há diretrizes para um componente curricular específico de Matemática, mas sim habilidades matemáticas que devem ser desenvolvidas dentro dos campos de experiência, especialmente no campo: “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Abaixo, exemplificamos algumas das habilidades relacionadas ao letramento matemático, de acordo com a faixa etária:
Bebês (0 a 1 ano e 6 meses):
– Explorar sensorialmente objetos e formas, percebendo diferenças de tamanho, peso, cor e textura.
– Vivenciar noções espaciais e temporais em brincadeiras e interações (como dentro/fora, longe/perto).
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):
– Estabelecer relações de comparação (maior/menor, cheio/vazio, leve/pesado).
– Agrupar objetos por semelhanças (cor, forma, tamanho).
– Vivenciar situações de contagem em brincadeiras, músicas, histórias etc.
– Explorar formas geométricas no ambiente.
Crianças pequenas (4 a 5 anos):
– Utilizar a contagem oral em diferentes contextos.
– Reconhecer quantidades sem contar (até 5 elementos).
– Classificar e ordenar objetos com base em critérios diversos.
– Identificar e nomear formas geométricas básicas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo).
– Explorar noções de medida: comprimento, peso, tempo (usando linguagem do cotidiano).
– Localizar-se e deslocar-se no espaço com base em pontos de referência.
Na Tiny People, diariamente, inserimos em nossa prática ações voltadas para o letramento matemático, valorizando cada pequena conquista, sob a luz da perspectiva de que quando respeitamos o tempo da criança e oferecemos um ambiente rico em estímulos, ela constrói, de forma espontânea e prazerosa, um repertório matemático que fará toda a diferença nos desafios que se apresentarão a seguir.