O PAPEL DAS EXPLORAÇÕES SENSORIAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Na primeiríssima infância (de 0 a 3 anos), as crianças descobrem o mundo ao seu redor por meio do fazer, ou seja, por meio das vivências e experiências. Utilizando os sentidos (tato, audição, paladar, olfato e visão), elas internalizam as experiências com o ambiente e com os adultos que a cercam, construindo a base para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a fala, o pensamento crítico, a atenção, a vontade etc.
Por isso, é importante que elas entrem em contato com diversos estímulos sensoriais, como diferentes texturas, cores, sabores, aromas, pois a partir da interação com estes elementos, as crianças adquirem noções de causa e efeito, forma e função, além de aprenderem a distinguir e categorizar objetos e fenômenos. Quanto mais variadas as experiências sensoriais, mais rica se torna a capacidade da criança de processar e integrar informações, favorecendo a construção de conceitos e a resolução de problemas.
Além do desenvolvimento das funções cognitivas, ao manipular objetos, engatinhar, andar, pegar, tocar e até se equilibrar em diferentes superfícies as crianças aprimoram sua coordenação motora grossa e fina, fomentando o desenvolvimento motor.
As explorações sensoriais também promovem a interação social. Ao brincar com outras crianças e compartilhar brinquedos ou atividades que envolvam o uso dos sentidos, a criança aprende a colaborar, a dividir e a respeitar o espaço do outro.
Destacamos abaixo algumas explorações que podem ser proporcionadas pelas famílias, fora do ambiente escolar:
– Ofertar diferentes objetos com texturas, pesos, temperaturas e aromas para livre exploração.
– Brincadeiras com diferentes elementos como água, terra, farinhas e tintas.
– Contemplar e investigar os sons dos objetos e dos animais.
– Permitir que a criança manipule diversas frutas, legumes e vegetais para que ela possa conhecer as características como textura, aroma e sabor dos alimentos.
– Passeios em ambientes naturais como praias, parques e fazendas estimulando a conexão com a natureza e todas as suas possibilidades.
O planejamento cuidadoso das vivências e das materialidades possui papel fundamental na experiência das crianças. Na Tiny People, as explorações sensoriais permeiam a prática pedagógica nas diversas faixas etárias, proporcionando experiências enriquecedoras que auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças.